jueves, agosto 30, 2012

Discurso textual para leer y coleccionar: @dilmabr durante Foro de Mujeres Líderes - Discours textuel pour lire et collecter: @dilmabr Forum des Femmes Dirigeantes


Rio de Janeiro, 21 de junho de 2012

DISCURSO DE LA PRESIDENTA DE LA REPÚBLICA FEDERATIVA DEL BRASIL, DILMA ROUSSEFF DURANTE O FÓRUM DE MULHERES LÍDERES SOBRE IGUALDADE DE GÊNERO E EMPODERAMENTO DAS MULHERES NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Então, eu estou expressando a importância do multilateralismo como uma forma de relação entre os povos, as nações e os governos. Até porque, até recentemente, há duas décadas atrás, havia a prática do bilateralismo e havia a prática de posições hegemônicas. Exercer o multilateralismo implica necessariamente em levar em consideração posições diversas. Diversas de quais? Das minhas, ou da de cada um de nós.

Então, eu acho que nós merecemos dar os parabéns para a Michelle Bachelet, que conseguiu tirar um documento entre todos os países aqui representados. E se nem todas as minhas posições ou nem todas as posições de cada um dos aqui presentes não estão é porque, quando se tem relações multilaterais, há que respeitar a diversidade. E a diversidade implica em recuar um pouco e avançar outro pouco. 
Então, eu cumprimento a Michelle Bachelet pela conquista que é ter um documento único, porque, muitas vezes no passado, eu estive em reuniões – e as lamento – em que não foi possível tirar sequer uma linha. Recentemente, por exemplo, na reunião de 2009, em Copenhague.
 Não acho que isso – não tirar uma linha – significa avanço. Significa avanço quando a gente consegue ter pelo menos um padrão mínimo comum de uma posição construída por consenso. 
Então, cumprimento muito a Michelle Bachelet por ter sido capaz de estabelecer um marco, a partir do qual nós iremos, certamente, avançar com a evolução histórica das posições, inclusive das nossas.

Muito obrigada.

Entradas Relacionadas